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Advocacia digital: o que é e como conseguir sucesso?

Advocacia digital: o que é e como conseguir sucesso?

De fato, a tecnologia chegou, não só para ficar, mas também para otimizar processos, evoluir a comunicação e simplificar várias questões, inclusive, àquelas relacionadas ao âmbito jurídico.
A boa notícia é que o Direito tem prevalecido e se fortalecido em meio aos avanços digitais, a ruim é que, aqueles que não se adequarem às demandas da nova era, provavelmente, serão atropelados pela tamanha competitividade do mercado.
Afinal, a expansão da cultura digital é uma realidade que permite maior proximidade entre os advogados e seus clientes e aumenta as chances de inovação durante a prospecção e fidelização do público, independentemente do tamanho do seu escritório.

Se você ainda não entendeu a importância de tudo isso, é hora de analisar o cenário e reprogramar a sua vida profissional. Para te ajudar nessa missão, a equipe do blog da Fusionsj criou um artigo completo sobre Advocacia Digital. Siga com a leitura e confira:

O que um profissional precisa para se consagrar na advocacia digital?

Muito provavelmente, você, advogado (a) está inserido na advocacia digital de alguma maneira, mesmo sem ter se dado conta disso.
Talvez, justamente por não ter percebido a importância do formato, ainda não começou a colher os bons frutos que ele oferece.
Além disso, vale destacar que, marcar presença digital vai muito além de uma rede social nutrida frequentemente e, para se dar bem nesse mercado, alguns requisitos são essenciais, tais como:

Visão estratégica:

Para alcançar bons resultados é preciso, antes de tudo, ter foco e estratégia. Por isso, é necessário que o profissional da advocacia tenha ou desenvolva habilidades relacionadas ao planejamento, execução e mais.

Atualização constante

Dentro da advocacia digital, é essencial que o profissional compreenda e cumpra as exigências do mercado e ofereça aquilo que os clientes esperam do serviço contratado.
O universo tecnológico é pautado, sobretudo, pela instantaneidade, tudo deve ser feito “para ontem”. Por isso, qualquer tipo de atraso pode custar caro para a sua carreira e a comunicação entre operadores, advogados, clientes e parceiros deve ser rápida e eficaz.

Excelência:

Da mesma forma que a internet é um instrumento poderoso para alavancar a sua autoridade, ela também pode “cancelar” a sua carreira em um piscar de olhos.
Por isso, a entrega do seu serviço no digital não pode, de maneira alguma, perder a qualidade. Para isso, é preciso contar com uma boa organização do fluxo de trabalho on-line e adotar técnicas de gerenciamento de projetos, além de softwares jurídicos de gestão administrativa e financeira.

Os desafios da advocacia digital

Assim como a advocacia tradicional, a advocacia digital também traz uma série de desafios aos profissionais. Para te preparar para essa realidade, listamos alguns dos principais.
Confira a seguir:

Gestão de tempo

Ahh a internet… você começa o dia com várias notificações, depois, abre seu e-mail e tem inúmeras mensagens não lidas… enquanto isso, o telefone toca, novas demandas surgem na tela e você precisa equilibrar as funções para conseguir cumprir tudo aquilo que planejou.
Sem dúvidas, a gestão de tempo é um dos maiores desafios da era digital. Foi-se o tempo em que, para advogar, bastava ter conhecimento jurídico.

Conhecimento em outras áreas

Para se consagrar na internet, o profissional deve, pelo menos, ter noções de outras áreas como marketing digital, técnicas de copywriting e se inteirar sobre as ferramentas que podem ajudar na decolagem da carreira.
O digital exige que os profissionais tenham disponibilidade (e disposição) para produzir conteúdos educativos e informativos de qualidade. Para isso, é necessário ter consistência e, principalmente, entregar valor para a sociedade.

Inovação dentro dos limites éticos:

Embora a prática da advocacia tenha evoluído com as transformações tecnológicas, o Código de Ética da OAB não seguiu os mesmos passos e continua limitando o trabalho de muitos colegas.
Portanto, para atuar na advocacia digital, é preciso, antes de mais nada, saber o que pode ou não ser mencionado e continuar se estudando e se atualizando, para oferecer conteúdos autênticos e originais.

5 dicas para alavancar a sua advocacia digital

Agora que você já sabe o que é a advocacia digital e os principais desafios que permeiam essa atividade, listamos aqui algumas dicas infalíveis para você conseguir adentrar e, principalmente, permanecer neste mercado.
Confira abaixo:

1. Aposte em um software de cálculos previdenciários

Levando em conta algumas questões mencionadas anteriormente como agilidade, instantaneidade e eficiência, é certo que, ao recorrer ao software previdenciário, fazer cálculos assertivos de maneira rápida fica muito mais fácil.
Além disso, o primeiro passo para inovar é se livrar das planilhas e da papelada, já que o digital exige, sobretudo, uma administração inteligente do seu tempo, por isso, recorrer a um sistema, como o Prévius, considerado o cálculo previdenciário mais completo do país, faz toda a diferença.
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2. Reduza as despesas

Ao contrário do cenário físico, a advocacia na era digital é um negócio lucrativo para os mais diversos tipos de profissionais, desde os mais experientes, até os iniciantes. Portanto, não pense que para ganhar dinheiro você precisa de um escritório bonito, ou vários equipamentos para impressionar a sua clientela.
Na era digital, é possível crescer sem altas despesas como aluguel, contas de energia, condomínio, combustível, móveis caros e outros elementos necessários para manter um estabelecimento de portas abertas.
Por isso, uma das principais dicas para decolar o seu negócio é cortar o máximo de despesas para aumentar o potencial de lucro inicial e aprender a precificar o seu tempo de trabalho. Para isso, vale apostar em coworkings, parcerias e muito mais.

3. Determine os canais de atuação e tenha um site responsivo

O primeiro passo para ser visto pelos seus potenciais clientes é marcar presença nos mesmos locais em que eles estão. Por isso, a advocacia digital permite uma leitura atenta de quem deseja se destacar entre os grandes players do mercado jurídico contemporâneo. Isso porque, é justamente a produção de conteúdos informativos, educativos e interessantes que faz girar a engrenagem desse modelo profissional.
Para isso, vale apostar nas redes sociais com maior número de acessos como Facebook, Instagram e LinkedIn.
Inicialmente, o ideal é definir ao menos dois canais de atuação on-line, manter a consistência e entregar valor para o seu público.
Em paralelo a isso, é importante ter um site responsivo e direcionar o seu público para acessá-lo.
De fato, um site bem feito, com layout convidativo e bem estruturado atua como uma vitrine on-line, onde cada visitante se torna um “cliente entrando na sua sala” – ou seja, o que você tem a oferecer lá dentro é o que fará ele permanecer ou ir embora.

4. Utilize técnicas de escrita e negociação

Na era digital, saber escrever e, principalmente, persuadir, faz toda a diferença, e isso não se limita apenas às petições jurídicas, mas envolve também a elaboração de conteúdos inteligentes. Para isso, vale a pena aprender técnicas de copywriting ou “copy” para atrair potenciais clientes e nutrí-los com boas informações.

5. Estabeleça processos de trabalho e gestão de atendimento

A partir do momento em que você começa a marcar presença na advocacia digital, precisa ter em mente que a sua demanda de trabalho irá aumentar, portanto, deve se preparar previamente para isso, estabelecer processos de trabalho, rotinas internas de atendimento e execução de tarefas.
O ideal é se organizar, criar projetos para cumprir metas específicas e definir quanto, como e quando você deseja atingir determinado objetivo.
De fato, a advocacia na era digital exige alinhamento de rotinas, agendas e criação de horários fixos para prospectar, executar as tarefas, cuidar das questões administrativas e da saúde financeira do seu negócio.

Se você se interessou pelo assunto e quer descobrir como conquistar uma carreira bem-sucedida na advocacia previdenciária digital, clique no link e confira o curso on-line que disponibilizamos:Escritório Digital de Sucesso”.

 

No mais, continue de olho no blog da Fusionsj, em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post.

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